Pesquisa realizada em 2013 e publicada no II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil mostra que o setor está em plena expansão, crescendo por volta de 14% ao ano.
O estudo teve como objetivo quantificar a participação da indústria de eventos no PIB do Brasil; avaliar a contribuição do setor no processo de geração e emprego, renda e impostos; além de incentivar os espaços de eventos no país, suas características, localização e dinâmica de funcionamento.
O estudo, que coloca à disposição do mercado de turismo e eventos informações fundamentais para o planejamento dos negócios, foi uma iniciativa do Sebrae Nacional e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do For Eventos (Fórum do Setor de Eventos).
Mais de 2,7 mil empresas do setor de eventos participaram da pesquisa. O resultado revela que esse segmento movimentou R$ 209,2 bilhões em 2013, o que representa uma participação do setor de 4,32% do PIB do Brasil. A pesquisa anterior sobre esse mercado, feita em 2002 com dados de 2001, apontou que a renda anual da indústria de eventos foi de R$ 37 bilhões naquele ano.